quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PROGAMA LATINOAMERICANO DE ADVOCACY EM SAUDE

Foi realizado em São Paulo nos dias 8/9 e 10 de setembro a primeira etapa do Programa Latino Americano de Advocacy em participação de onze países com 47 ONGs, que atuam na área de saúde, sendo 19 brasileiras de diversas patologias, das quais cinco da doença de Parkinson( Bahia, M Gerais. Paraná, Pernambuco e S. Paulo) A Bahia foi representada pelo GRUPARKINSON BA( doença de Parkinson) e pela VIVA MARIA( Câncer de mama).
ADVOCACY significa lutar por uma causa, por meio de conscientização da sociedade, capacitação de agentes transformadores, mobilização da população e acompanhamento do poder publica.
Foram três dias de trabalho intenso, oportunidade em que pudemos conhecer e trocar informações sobre nossas experiências e diversos temas foram abordados por palestrantes do Brasil, Colômbia e México, os quais foram acaloradamente debatidos.
Os trabalhos continuarão por três anos, divididos em seis grupos com patologias e países diversos, que se reunirão semanalmente on-line, devidamente assessorados pela SEI( autora do PROGRAMA) e pela Roche( Patrocinadora) e anualmente, todos os grupos, para avaliação dos trabalhos.
Fazia ADVOCACY sem saber, pois luto por uma causa, através de palestras procuro conscientizar a sociedade sobre Doença de Parkinson e acompanho o poder público nas suas ações. Agora minha luta será reforçada com esse conceito. ADVOCACY representa uma nova abordagem no caminho da mudança de um individuo ou grupo.
11 de setembro de 2010
Este texto foi enviado por Genário Couto -presidente do GRUPARKINSON-BAHIA.

Um comentário:

  1. O programa foi excelente, muita coisa que antes não observamos ficou claro depois de algumas palestras, agora é colocarmos em pratica o que aprendemos.

    Foi mais uma oportunidade de reencontro com alguns valorosos (as) guerreiros (as), Magno e Zilda, Genario e Jane, Gervasio e Ulisses, o amigo Samuel, o cuiidador dos cuidadores.

    Estamos na expectativa de inicio dos trabalhos através dos grupos que foram criados, o nosso Grupo nr. 5 levou o nome de "Força" e tem como participantes Samuel e Gervasio.

    Quero parabenizar a Íris por mais esse trabalho de integração e informação a família parkinsoniana do Brasil, nossa rede cada dia fica mais potente, que seu exemplo seja seguindo por outros amigos.

    ResponderExcluir