ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

B0201
REABILITAÇÃO VOCAL EM PACIENTES COM SÍNDROME PARKINSONIANA E DOENÇA DE PARKINSON: APLICAÇÃO DO LSVT®-X EM GRUPOS
Beatriz Tamara de Morais Amador Fialho (Bolsista PIBIC/CNPq) e Profa. Dra. Lúcia Figueiredo Mourão (Orientadora), Faculdade de Ciências Médicas - FCM, UNICAMP
O parkinsonismo pode comprometer aspectos de voz de fala dos pacientes. O método Lee Silverman Voice Treatment estendido (LSVT®-X) é um tratamento com comprovação cientifica de melhora nos aspectos vocais em pacientes com a doença de Parkinson que segue a teoria de aprendizagem motora. Objetivos: Comparar os aspectos vocais de pacientes com doença de Parkinson e parkinsonismo pré e pós-aplicação do LSVT®-X em grupos. Metodologia: Foram estudados 11 pacientes com a doença de Parkinson e 2 com síndrome parkinsoniana por meio da análise acústica dos parâmetros de intensidade, freqüência, tempo máximo de fonação em gravações de fala e medidas da duração da tarefa motora de fala alternada (TMFA). Resultados: Notou-se aumento da intensidade, da extensão de freqüência e intensidade, do tempo máximo de fonação em todos os pacientes estudados, porém sem observar diferença estatisticamente significante. Os valores encontrados nos pacientes com síndrome parkinsoniana se aproximaram da média dos sujeitos com a doença de Parkinson. Conclusão: A aplicação do LSVT®-X em situação de grupo terapêutico propicia melhora dos parâmetros vocais considerados tanto nos casos de doença de Parkinson como nos casos de parkinsonismo.
Parkinsonismo - Voz - Método Lee Silverman
Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário