21/12/2013 - 02h45
Cientistas brasileiros testam ayahuasca para depressão e parkinson
Publicidade
MORRIS KACHANI
DE SÃO PAULO
Estudo realizado por pesquisadores da Unifesp e da USP indica que a ayahuasca
pode ter efeitos terapêuticos em casos de depressão e mal de Parkinson. DE SÃO PAULO
A ayahuasca, usada em rituais religiosos como o Santo Daime, é uma bebida produzida a partir do cipó e da folhagem de duas plantas amazônicas.
Um de seus componentes é a dimetiltriptamina, que se assemelha ao LSD (ácido lisérgico). Em altas doses, pode produzir alucinações.
No experimento, os pesquisadores administraram soluções com dosagens variadas, além de placebo, a roedores. A estrutura cerebral de cada grupo foi comparada. Os cientistas concluíram que no cérebro dos animais que tomaram ayahuasca houve diferentes níveis de produção de neurotransmissores –noradrenalina, dopamina e serotonina.
Os neurotransmissores propagam estímulos entre os neurônios. Após a ação, eles são recaptados ou destruídos por enzimas. A ayahuasca inibe as enzimas e concentra os neurotransmissores nas fendas sinápticas, fazendo com que eles tenham uma ação mais prolongada, o que potencializa suas ações.Continua.
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/12/1388786-cientistas-brasileiros-testam-ayahuasca-para-depressao-e-parkinson.shtm
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Nenhum comentário:
Postar um comentário