INCURÁVEL Guilherme Karan vítima de uma doença degenerativa
(FOTO: Divulgação).
O ator Guilherme Karan, de 54 anos, é vítima de uma doença degenerativa cujos sintomas são muito parecidos com os da doença de Parkinson. Conhecida como Doença de Machado-Joseph (ou ataxia espinocerebelar tipo 3), ela se caracteriza pela falta de controle sobre os músculos e pela falta de coordenação motora.
“Muitas vezes começa com uma simples tontura ou formigamento”, diz a neurologista Eliana Melhiado, membro da Academia Brasileira de Neurologia. Em quem é portador da doença, os sintomas podem aparecer entre os 10 e 70 anos de idade, mas normalmente se manifestam aos 30 anos.
Os sintomas da doença, que é incurável, podem piorar com o passar dos anos. Além de problemas de coordenação motora, ela pode causar dificuldade para falar, engolir, mover os olhos, e espasmos nas pernas. Para esses casos, são indicadas sessões de fisioterapia e fonoaudiologia.Para os casos de rigidez muscular, uma saída pode ser o uso da toxina botulínica. Medicamentos que também são usados contra o Parkinson podem amenizar os sintomas. A depressão que acometeu o ator também é comum.
“A degeneração não atinge os neurônios responsáveis pela cognição, por isso o paciente continua lúcido e sofre com o recrudescimento dos sintomas”, afirma Eliana. Como a doença é rara no Brasil, o lugar ideal para procurar ajuda para o diagnóstico e tratamento da doença é nas universidades públicas.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário