ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

sábado, 19 de abril de 2014

quarta-feira, 9 de abril de 2014

PACIENTES COM PARKINSON PRECISAM SE EXERCITAR

Apesar de passados quase duzentos anos da descoberta da doença de Parkinson, em 1817, a sociedade ainda sabe pouco sobre a enfermidade. Por isso, alertar sobre os sintomas é importante para promover melhor qualidade de vida dos portadores do Mal de Parkinson.

Conforme o médico neurologista Rodrigo Pizzatto, o paciente com Parkinson tem diminuição da produção de um neurotransmissor cerebral, a dopamina, que é responsável, entre outras funções, pela coordenação motora fina. “A dopamina também é relacionada com o bem-estar humano, o que faz com que grande parte dos pacientes inicie o quadro da doença com depressão e, por isso, não responda bem ao tratamento”, explica.

De acordo com Rodrigo, o tremor é o sintoma mais evidente do Mal de Parkinson, que também provoca rigidez muscular, lentidão de movimentos, desequilíbrio, além de dificultar as funções de mastigação, deglutição, fala e escrita. O médico salienta que o Mal de Parkinson, normalmente, ocorre entre pessoas acima de 65 anos, iniciando com tremor apenas de um lado. Segundo ele, quanto mais tarde iniciarem os sintomas, menos agressiva é a doença.

Rodrigo ressalta que se trata de uma doença incurável, mas o tratamento medicamentoso reduz os sintomas, retarda a evolução da doença e é iniciado assim que diagnosticada a doença ou quando o paciente apresenta diminuição na qualidade de vida. “O paciente apresenta dificuldade em realizar tarefas básicas e alimentar-se sozinho. O tratamento é feito com medicamentos que visam restabelecer o nível de dopamina no cérebro para amenizar os sintomas. Fisioterapia e prática de exercícios também auxiliam a retardar a progressão”, ressalta.

Segundo o neurologista, pessoas que convivem com pacientes com o Mal de Parkinson devem auxiliar nas atividades do dia a dia, estimulando os exercícios físicos para manter a musculatura em movimento além de acompanhar o atendimento fisioterápico. “A falta de movimento aumenta a rigidez muscular e piora os sintomas. Em casos em que a doença está mais avançada, o paciente tem dificuldade em locomover-se e pode ocorrer o fenômeno do congelamento, em que o paciente trava e não consegue caminhar”, finaliza Rodrigo. 
Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário