NOSSO CANAL - VÍDEOS RECOMENDADOS

Loading...

ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

segunda-feira, 5 de maio de 2014

O texto abaixo é de um amigo muito querido a quem solicitei uma contribuição para o Blog. Espero que vocês gostem. Eu gostei.


OLÁ... MEU NOME É PAULO ROBERTO SIMÕES, TENHO DIAGNÓSTICO DE MAL OU DOENÇA DE PARKINSON HÁ APROXIMADAMENTE OITO ANOS. A MINHA MENTE FICA REFLETINDO SOBRE ESTA DOENÇA. E NOITE DESTAS DE INSONIA, COMECEI A PENSAR QUE, EM MOMENTO ALGUM EU LI OU OUVI QUALQUER PESQUISA SOBRE UM AGENTE PROVOCATIVO OU PROVOCADOR.


PODE ME PERGUNTAR QUE AGENTE ?


OK, VAMOS COMEÇAR DO COMEÇO.


SINTETIZANDO EM RÁPIDAS PALAVRAS, A DOENÇA DOS TREMORES E DA RIGIDEZ MUSCULAR OCORRE, EM RAZÃO DA FALTA DA PRODUÇÃO PELAS CÉLULAS DE UM NEUROTRANSMISSOR CEREBRAL CONHECIDO COMO DOPAMINA, PROVOCANDO COMO EFEITO A MORTE DE NEURONIOS.


POIS BEM.


A MENOR DISTANCIA ENTRE DOIS PONTOS É UMA RETA, CERTO ?


EU PERGUNTO QUAIS SERIAM OS DOIS PONTOS ?


VOCES RESPONDERÃO : A FALTA DA DOPAMINA E A MORTE DOS NUERONIOS


VEJA SÓ : SE TIVER FOGO NUM MONTE DE LENHA, E FOR QUEIMANDO AS MADEIRAS, E NINGUEM APAGAR O FOGO, PROVAVELMENTE TODO O MONTE RESTARÁ QUEIMADO DEPOIS DE UM DETERMINADO TEMPO.


MAS SE ALGUEM CONSEGUIR APAGAR O FOGO, O QUE RESTOU QUEIMADO LÁ FICARÁ, MAS ENTRETANTO AQUELAS MADEIRAS QUE NÃO FORAM ATINGIDAS PELAS LABAREDAS, NÃO SENTIRÃO NENHUM ABALO.


DESCARTES  - FILÓSOFO PENSADOR FRANCES – DISSE QUE :


“ SABER É CONHECER PELA CAUSA “.


ARA...COMO VAMOS DESCOBRIR NOSSO PROBLEMA SE NÃO CONHECEMOS A CAUSA  ?


ENTÃO VOLTO AO QUESTIONAMENTO NO INÍCIO DESTA REFLEXÃO : QUAL É O AGENTE PROVOCATIVO OU PROVOCADOR QUE ESTÁ BLINDANDO AS CÉLULAS NA PRODUÇÃO  DE DOPAMINA ?


SERIA O FERRO, O AGENTE PROVOCATIVO, POIS É SABIDO QUE UM PONTO EM COMUM EVIDENTE EM TODAS AS PESSOAS PORTADORAS DE DOENÇA DE PARKINSON É A PRESENÇA EM EXCESSO DE FERRO NO CÉREBRO.   SE CONSEGUIRMOAS BAIXAR O NIVEL DE FERRO NO CEREBRO, A DOPAMINA VOLTARÁ A SER PRODUZIDA NORMAL E NOVAMENTE ?


SERIA O IODO CONTIDO NO SAL ?  SERIA ALGUM COMPONENTE QUIMICO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE  AÇUCAR, COMO O ENXOFRE OU A CAL ?  OU ENTÃO SERIA ALGUMA ENZIMA ENCONTRADA NO LEITE DE VACA ?   


PORQUE PENSO NOS EXEMPLOS DO LEITE AÇUCAR E SAL ?  ESTOU SIMPLESMENTE REFLETINDO  SOBRE POSSIVEIS AGENTES PROVOCATIVOS NA ORDEM MUNDIAL, OU SEJA, ALGUNS ALIMENTOS QUE SÃO INGERIDOS POR TODOS OS PORTADORES DE D.P.


AGORA RESPONDO SOBRE OS DOIS PONTOS, PARA SE TRAÇAR UMA RETA.


É ÓBVIO QUE UM PONTO É A FALTA DE PRODUÇÃO CELULAR DE DOPAMINA E O OUTRO É O AGENTE PROVOCATIVO DESCONHECIDO.


ASSIM QUE ALGUEM CONSEGUIR OBSTRUIR ESTE AGENTE, A DOPAMINA VOLTARÁ A SUA NORMALIDADE, SEM PROBLEMA ALGUM.


E AO CONTRARIO DO FOGO SOBRE O MONTE DE LENHAS, OS NEURONIOS MORTOS, AGORA SIM, COM A PRESENÇA MARCANTE DA DOPAMINA, PODERÃO SE REGENERAR. 


DESTA FORMA, ENTENDO QUE AS PESQUISAS DEVERIAM TAMBEM ESTAR VOLTADAS PARA O AGENTE PROVOCATIVO DESCONHECIDO.

2 comentários:

  1. Poderia contribuir mais por uma casa justa.Vai para José trindade esse comentário também.Sem esquecer da Dalva Molnar.

    ResponderExcluir