NOSSO CANAL - VÍDEOS RECOMENDADOS

Loading...

ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

domingo, 14 de outubro de 2012

Unicamp cria núcleo sobre Parkinson e faz 1ª cirurgia pelo SUS na região

Procedimento faz incisão na cabeça e paciente permanece acordado.
Em hospitais particulares, a cirurgia chega a custar R$ 200 mil.

A cirurgia para tratamento de Mal de Parkinson será oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em um novo ambulatório criado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No Hospital Estadual de Sumaré (SP), o aposentado Paulo Costa, de 68 anos, passou pela primeira cirurgia desse tipo feita pelo SUS da região. O procedimento cirúrgico, chamado de palidotomia, chega a custar R$ 200 mil em hospitais particulares.
A equipe médica, formada por anestesistas, radiologistas e pelo menos cinco neurocirurgiões, faz uma pequena incisão no topo da cabeça do paciente e alcança o centro do cérebro. Analisando um mapa do cérebro, os médicos calculam o ponto exato da estrutura cerebral profunda para um pequeno estímulo que melhore o controle motor.
 
O paciente permanece acordado durante todo o procedimento. "É fundamental durante a cirurgia que a gente converse pra ver como está indo o procedimento e evitar que a gente lese o paciente", afirma o neurocirurgião Bruno Scarpim.
Após duas horas de cirurgia, o aposentado foi encaminhado para a recuperação. "Se isso perdurar bastante tempo, vai ser uma glória, vai ser fantástico", diz Costa. O aposentado voltou a estudar, mas não conseguiu permanecer por dificuldades de locomoção. "Eu estava na escola. Mas eu fui obrigado a parar, tudo é difícil. Quero aprender a escrever bem.", conta.
Parkinson
A doença de Parkinson não tem cura e afeta a coordenação motora por conta da morte das células que produzem a dopamina. Sem essa substância, os neurônios não conseguem transmitir as mensagens para as outras partes do corpo.
Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas
Unicamp cria núcleo sobre Parkinson e faz primeira cirurgia pelo SUS na região de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Unicamp faz primeira cirurgia pelo SUS na região de Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário