ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

terça-feira, 17 de maio de 2011

Energia do organismo

Segundo a medicina tradicional chinesa e as constatações ocidentais através da foto Kirlian, o corpo humano possui meridianos energéticos – ou linhas – distribuídos no nível subcutâneo. Esses meridianos têm seus terminais principais nas extremidades do corpo, ou seja, nos pés e nas mãos.
As técnicas orientais de tratamento de doenças – como shiatsu, do-in, moxabustão e acupunctura – utilizam os pontos ao longo dos meridianos do corpo, das mãos e dos pés para reequilibrar a energia do organismo.

Terapias alternativas

Quando a pessoa não consegue, por si mesma, encontrar o equilíbrio emocional, aconselha-se que procure terapias alternativas como massagem oriental, psicologia, dança bioenergética, acupunctura, shiatsu, moxabustão, tratamento com ventosas, reiki, musicoterapia, cromoterapia, aromaterapia etc.Deficiência de energia aqui significa não deixar a energia fluir. Obesidade e gordura localizada são resultado de energia não utilizada, ou energia que não flui. A preguiça nada mais é do que deficiência de energia, gerada por pensamentos indecisos, medrosos e controladores.
As técnicas orientais de tratamento pelo do-in (auto-massagem cujo nome significa “caminho de casa”), o shiatsu (massagem aplicada por terapeuta) e a acupunctura (tratamento com agulhas), além de detectarem as doenças bem antes de estas se manifestarem no corpo, também promovem a cura das já existentes.
Os especialistas nesses tratamentos utilizam métodos milenares para diagnosticar os desequilíbrios da energia vital do paciente, através do toque nos meridianos ou sentindo o calor da pele. Outro processo dá -se pelo posicionamento da mão do terapeuta vinte centímetros acima da coluna vertebral do paciente, deslizando lentamente da cabeça ao cóccix sem tocar o corpo, ou apenas tocando seus pulsos. Essas técnicas profiláticas foram desenvolvidas pelos chineses há mais de cinco mil anos e têm como seu fundador o lendário imperador Huang-Ti, considerado o pai da acupunctura.
Muitas pessoas buscam curar-se através desses métodos. Outras hesitam em fazê-lo, por medo ou descrença, mas o importante é saber que qualquer tratamento, seja pela medicina ocidental, seja pela medicina oriental, só servirá quando a pessoa tiver consciência do seu poder e usar a mente para interagir com os tratamentos até assumir o comando pela sua saúde e não necessitar mais usar técnicas auxiliares.
Devemos evoluir através da mudança comportamental, procurando manter uma vida mais limpa no âmbito emocional. Toda ajuda é bem-vinda quando se deseja crescer espiritualmente, e evoluir é desapegar-se para sentir o verdadeiro amor por tudo e por todos. Enquanto as pessoas persistirem no erro de pensar sobre assuntos ruins, tristes e arrogantes, estarão sempre gerando doenças e infortúnios nas suas vidas, perdendo precioso tempo a buscar, inutilmente, soluções para os seus problemas. Veja, a seguir, o quadro demonstrativo dos recursos terapêuticos para os níveis de energia corporal.

Recursos terapêuticos

Ossos: Tai-chi-chuan, quiroprática

Músculos: Orgonoterapia, bioenergética

Vasos sanguíneos e linfáticos: Exercícios físicos e respiratórios

Região subcutânea: Do-in, acupuntura, Shiatsu, moxabustão

Pele e aura: Yoga, magnetismo

Quadro de doenças do Ki

Deficiência de energia: yin
Doença crónica, Sonolência, Hipoestesia, Flacidez, Hipotensão, Suor frio, Inchação, Obesidade, Paralisia, Inactividade, torpor, Hipotonicidade, Pele húmida e fria, Olhar morto e opaco, Movimento lento, Voz fraca, sem ressonância, Tristeza, depressão, Psicose, Falta de energia e iniciativa, Áreas volumosas, inchadas e desproporcionais, Área fria, insensível

Excesso de energia: yang
Doença aguda, Insónia, Dor, espasmo, Contracção, Hipertensão, Hipersecreção, Inflamação, Magreza, Convulsão, Hiperactividade, Hipertonicidade da pele, Pele seca e quente, Olhar vivo e claro, Movimento rápido, Voz forte, rude, Ansiedade, mania, Neurose, Hiperactividade, Área raquítica e fina, Área quente, inflamada e insensível

Fontes de energia que constituem o corpo humano

Energia cósmica: vibrações verticais captadas pelos sentidos e pelos pontos de energia;
Energia ancestral: partícula hereditária transportada nos genes que formam o ovo fecundado (informação genética);
Vibrações microcósmicas: ondas horizontais dentro dos indivíduos;
Respiração: energia (plana) captada da atmosfera pelas vias respiratórias;
Alimentação: energia solar concentrada nos alimentos mediante a clorofila e as bactérias do solo.

Observe que o ser humano, para manter-se em equilíbrio, necessita, antes, estar em harmonia com suas fontes de energia. O conhecimento milenar da saúde nos mostra que podemos transmutar as energias da natureza em nosso corpo mesmo sem alimentos sólidos ou líquidos. Para conseguir a harmonização de fluxos energéticos, invisíveis aos olhos, é necessário saber usar o pensamento. Se o homem emite pensamentos de raiva, agressividade e ansiedade, age sob a força de yang, gerando excesso de energia no corpo, causando tipos específicos de doenças e até de um formato do corpo. Por outro lado, se o homem mantém pensamentos de tristeza, mágoa ou ressentimentos, então ficará sob a força de yin, gerando deficiência de energia no organismo, que por sua vez provoca doenças equivalentes.
O homem pode controlar todo o fluxo energético do corpo equilibrando os pensamentos, as palavras e as acções.

Energia yin e yang

A energia que corre pelo seres vivos e toda a matéria é denominada ki, que para os orientais resulta da combinação de duas forças opostas: yang (ativa ou positiva) e yin (passiva ou negativa), criadas continuamente do tao (unidade primordial ou origem do Universo).
Yang e yin são dois princípios antagónicos que se atraem e geram a energia concretizadora da matéria e de todos os seres vivos. Isso se compara à teoria da Grande Explosão, respaldada pelos cientistas para explicar a origem do Universo.
Yin e yang geram movimentos de contracção e expansão, correspondendo às forças centrípeta e centrífuga, respectivamente. São a pulsação do Universo. Essa pulsação propaga a energia que, por sua vez, dispersa-se e condensa-se, criando e modificando a matéria. (Juracy Campos L. Cançado em Manual de primeiros socorros do do-in)

Os filósofos taoístas japoneses mostram-nos que o homem é constituído pela mesma energia primordial e regido pelo mesmo princípio que o Universo. Portanto, está sujeito às mesmas leis que regem a natureza. A física quântica expressa cientificamente essa verdade num dos seus princípios: Cada parte contém o todo: um eléctron é todos os eléctrons; uma partícula é todas as partículas. Tanto uma cadeira quanto um ser humano, quando olhados de suficientemente perto, não são sólidos. São, sim, uma fantástica interacção de anéis de luz, vibrando e rodopiando no turbulento mar do espaço. (Bob Toben e Fred Alan Wolf em Espaço, tempo e além. São Paulo, Cultrix, 1982.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário