NOSSO CANAL - VÍDEOS RECOMENDADOS

Loading...

ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Café e atividade física regular podem ter efeito protetor no mal de Parkinson

O mal de Parkinson se caracteriza pelos tremores e rigidez muscular que afetam o equilíbrio e podem levar a quedas involuntárias, além de impedir atividades cotidianas como a escrita ou simplesmente segurar um copo de água. Trata-se de uma doença que atinge milhões de pessoas no mundo, entre elas algumas celebridades como o ex-pugilista e campeão mundial Mohammed Ali e o ator Michael J. Fox, da renomada trilogia "De volta para o futuro".
A fim de esclarecer algumas dúvidas a respeito da doença, no Dia Internacional do Parkinson, entrevistamos o médico neurologista Dr. Egberto Reis Barbosa, que dá esclarecimentos sobre como é possível tratar um paciente para que ele mantenha suas atividades profissionais e rotina de vida pessoal.


Por que a incidência do mal de Parkinson é maior em pessoas idosas?
A causa da doença de Parkinson ainda não está bem esclarecida, mas sabe-se que a exposição a fatores tóxicos ambientais e alterações genéticas participam do processo degenerativo que leva à perda de neurônios de diversas regiões do cérebro, em especial da substância negra na qual são atingidas as células que produzem dopamina, que é um neurotransmissor crucial em circuitos que controlam os movimentos.
No processo normal de envelhecimento há perda progressiva de neurônios da substância negra. Essa perda associa-se às perdas causadas pelos outros fatores causais mencionados, agentes tóxicos ambientais e defeitos genéticos. Dessa forma, quanto mais idoso o indivíduo, maior a sua chance de desenvolver a doença de Parkinson.

Escrito por Dr. Egberto Reis Barbosa
Qua, 11 de Abril de 2012 12:10
Fonte:  Internet Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário