ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

domingo, 24 de junho de 2012

Tremor

Quem treme tem Parkinson?
O tremor pode ser definido como um movimento involuntário ( isto é, que não depende da nossa vontade ), rítmico. Existem vários tipos de tremor e o mais conhecido e temido é aquele tremor da doença de parkinson.
O tremor do Parkinson geralmente inicia nos membros superiores, de um lado só, pela mão. Este tremor costuma ser mais evidente quando a pessoa repousa a mão no colo ou simplesmente deixa o braço parado ( tremor de repouso). É um tremor bem característico pois dá a impressão de que a pessoa está "contando dinheiro".
Parkinson é uma doença complexa que não causa só tremor. Dificuldade para levantar-se de uma cadeira, lentidão ao se mover, esquecimento, quedas frequentes, dificuldade para dormir, pele oleosa, intestino preso; são outros sintomas desta doença que é incurável porém, tratável.
A boa notícia é quem nem todo mundo que treme tem parkinson.
Algumas famílias possuem no seu sangue um gene que pode levar a uma doença chamada Tremor Essencial. Este tremor costuma acometer inicialmente as duas mãos e piora qdo a pessoa vai realizar movimentos como, por exemplo, tomar um cafezinho. Este tremor pode ser tão intenso que chega a derramar o café da xícara. Neste caso é comum mais de uma pessoa da família tremer, sendo que algumas podem tremer desde jovens e outras só com idade avançada.
Além das mãos pode ser percebido tremor na cabeça ( movimento semelhante ao que fazemos quando queremos dizer "não") e no queixo. Em situações de tensão emocional ficam mais evidentes.
Existe tratamento para tremor essencial que alivia bastante o tremor e melhora a qualidade de vida do paciente pois apesar de não ser uma doença grave, é muito incômoda, levando a pessoa a ter vergonha de comer em restaurantes ou assinar um cheque em público.
Tremor em jovens pode estar associado a ansiedade, timidez e estresse. São tremores acompanhados de suores, tonturas, taquicardia. São tratados com medicações antidepressivas e ansiolíticas.
Outras doenças mais raras podem se manifestar como tremor. O importante é esclarecer com o médico qual a causa e assim poder fazer o tratamento adequado.
Fonte: Internet. Dra Denise Leal
Médica Neurologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário