Células estaminais embrionárias humanas melhoram estado de saúde de macacos com mal de Parkinson
Um grupo de cientistas japoneses obteve sucesso em melhorar o estado de saúde de macacos com mal de Parkinson por meio de transplantes de células nervosas geradas a partir de células estaminais embrionárias humanas.
Trata-se do primeiro caso bem-sucedido do uso de células estaminais embrionárias que resulta na melhora do estado de saúde de primatas.
A experiência foi conduzida pelo professor associado Jun Takahashi e sua equipe de pesquisa do Instituto de Ciências Médicas Avançadas, da Universidade de Kyoto.
Eles transplantaram neurônios dopaminérgicos gerados a partir de células estaminais embrionárias humanas no cérebro de quatro macacos que sofrem do mal de Parkinson
Três meses mais tarde, todos os quatro macacos, que eram incapazes de se mover, passaram a caminhar. Os tremores também pararam e outros sintomas da doença foram atenuados.
O grupo de pesquisa confirmou ainda que as células dos animais implantadas com células estaminais embrionárias humanas não desenvolveram nenhum tipo de tumor.
Segundo os pesquisadores, o sucesso representa um passo adiante rumo ao uso prático para o tratamento em seres humanos.
Fonte: NHK
Nenhum comentário:
Postar um comentário