NOSSO CANAL - VÍDEOS RECOMENDADOS

Loading...

ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

COMO UMA PESSOA COM PARKINSON PODE EVITAR QUEDAS?


www.pergunteja.com.br

Seguem algumas dicas para que o paciente possa caminhar com maior segurança

Matenha uma mão livre o tempo todo. Se necessário, use mochila para carregar as coisas.

Tente balançar ambos os braços, para frente e para trás, enquanto estiver caminhando.

Levante sempre os pés ao caminhar. Não arraste os pés ao andar.

Quando mudar de direção, não faça de maneira drástica. Mude de direção cuidadosamente.

Mantenha os pés distantes na mesma medida que seus ombros são. Quandos os pés estão juntos, aumenta-se a chance de perder o equilíbrio.

Faça uma coisa de cada vez. Não ande e realize outra tarefa ao mesmo tempo.

Não use calçados com solas emborrachados porque elas podem grudar no chão e fazer você cair.

Faça com calma as alterações de posição. Ao se levantar, espere alguns segundos para ganhar equilíbrio antes de caminhar.

Se você "travar" enquanto anda, imagine que está passando por cima de um objeto imaginário. Não deixe que outra pessoa a empurre para fazê-lo andar, pois isso pode desequilibrá-lo ou prolongar o episódio.

Se equilíbrio é um problema contínuo, utilize uma bengala ou um andador.

Pisos. Remova todos os cabos e cordas soltas. Mantenha os tapetes bem grudados e macios. Evite trocar os móveis de lugar.

Banheiro. Instale barras para segurar e tapetes antiderrapantes, dentro e fora do box.

Iluminação. Todos os cômodos, escadas e entradas devem estar bem iluminadas. Instale luz noturna no banheiro e nos corredores. Acenda as luzes se acordar no meio da noite. Os interruptores do seu quarto devem estar ao seu alcance mesmo quando estiver deitado.

Cozinha. Instale tapete antiderrapante próximo da pia e do fogão. Seque imediatamente o chão caso derrame algum líquido.

Escadas. Instale corrimões em ambos os lados e certifique-se de que eles estão bem firmes. Se as escadas apresentarem riscos, evite-as. Organize suas atividades para que as use o menor número de vezes ao dia.

Entradas e portas. Instale barras metálicas nas paredes próximas às maçanetas para tornar a passagem pelas portas mais seguras.



3 comentários:

  1. Iris
    muito boa a materia sobre quedas.Atualmente, co vc sabe,tenho caido bastante. Ate entao nada grave, GRAÇAS A DEUS. Tenho participado de sessoes de fisio, ea orientaçao é essa mesmo. O problema é que sou apressado. foi otimo ler esse material.PARABENS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENÁRIO,
      FICO FELIZ.QUEM PRIMEIRO POSTOU FOI TETÊ.ACHEI MUITO BOM.
      BEIJÃO

      Excluir
  2. ola iris
    MUito bom o assunto QUEDAS, proncipalmentepara mim que ultimamente tenho levado uma serie delas.apesar de ter participado , no SARAH,de um treinamento e orientado para tomar cuiudados conforme materia, sou agoniado e as vezes me esq1ueço dos ensinamentos. parabens

    ResponderExcluir