NOSSO CANAL - VÍDEOS RECOMENDADOS

Loading...

ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

AVC silencioso pode levar à doença de Parkinson

Embora condições tais como um acidente vascular cerebral grave têm sido associados à doença de Parkinson, para muitos doentes os tremores e outros sintomas da doença parecem vir do nada.

Cientistas da Universidade de Manchester, descobriram que um pequeno derrame, também conhecido como um acidente vascular cerebral silencioso, pode causar a doença de Parkinson.

Ao contrário de um grave acidente vascular cerebral, um acidente vascular cerebral silencioso pode não apresentar sintomas externos de ter ocorrido. Isso acontece quando um vaso sanguíneo no cérebro está bloqueado para apenas uma quantidade de tempo muito curto e muitas vezes os pacientes não sabem que eles foram vítimas de um.

No entanto, parece agora que um dos efeitos duradouros de um golpe silencioso pode ser a morte de neurónios dopaminérgicos na substantia nigra do cérebro, que é uma região importante para a coordenação do movimento.

"No momento, não sabemos por que os neurônios dopaminérgicos começam a morrer no cérebro e, portanto, por que as pessoas contraem a doença de Parkinson. Houve sugestões de que o estresse oxidativo e envelhecimento fossem responsáveis. O que queríamos fazer em nosso estudo foi olhar para o que acontece no cérebro fora da área imediata onde um derrame silencioso ocorreu e se isso poderia levar a danos que possam resultar em doença de Parkinson, "disse o Dr. Emmanuel Pinteaux, que liderou a pesquisa.

Os pesquisadores da Faculdade da Universidade de Ciências da Vida induziram um leve acidente vascular cerebral semelhante a um derrame silencioso na área estriado do cérebro de ratos. Eles descobriram que não havia inflamação e danos no cérebro no estriado após o acidente vascular cerebral, o que eles esperavam. O que os pesquisadores não esperavam era o impacto em outra área do cérebro, a substância negra.

Quando analisada a substantia nigra eles registraram uma rápida perda de substância P (uma substância química chave envolvidos no seu funcionamento), assim como a inflamação.

A equipe então analisou mudanças no cérebro, seis dias após o acidente vascular cerebral leve e encontrou neurodegeneração na substância negra. Neurônios dopaminérgicos tinha sido morto. (segue…, em inglês, tradução Hugo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário