NOSSO CANAL - VÍDEOS RECOMENDADOS

Loading...

ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Como Ayurveda Trata Parkinsonismo



Parkinsonismo e o Ayurveda

.

A doença de Parkinson ou Mal de Parkinson, é uma doença degenerativa,crônica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre pela perda de neurônios do SNC em uma região conhecida como substância negra(ou nigra). Os neurônios dessa região sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuição nessa área provoca sintomas principalmentemotores. Entretanto, também podem ocorrer outros sintomas, como depressão,alterações do sono, diminuição da memória e distúrbios do sistema nervosoautônomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidezmuscular, diminuição da velocidade dos movimentos e distúrbios doequilíbrio e da marcha.Ela provavelmente tem sido constatada por milharesde anos. Seus sintomas e as potencialidades terapêuticas foram mencionadasna Ayurveda. A causa da doença ainda não é totalmente conhecida, porém háum consenso internacional de que a enfermidade depende de vários fatoresque atuam num mesmo indivíduo. O envelhecimento, fatores genéticos eambientais, como a exposição a substâncias tóxicas (defensivos agrícolas,resíduos industriais, substâncias químicas etc.), podem estar relacionados àdoença e atuarem associados em um indivíduo susceptível. Atualmente, foramdetectados alguns genes relacionados à doença, em casos marcadamentefamiliares. Entretanto, a maioria dos casos observados não tem essacaracterística, aparecendo de maneira isolada.Ayurveda considera doença de Parkinson de ser o resultado do desequilíbriode Vata. Vata é o dosha que mantém a estabilidade dos movimentos, tanto nacirculação de energia, como nos movimentos musculares. Por isso, odistúrbio de Vata vai ocasionar sinais (aquilo que o examinador vê) e sintomas(aquilo que o doente reclama) na esfera neurológica. As doenças neurológicasdegenerativas, têm sempre como componente um distúrbio de Vata. Vata quecontrola o nível geral de equilíbrio e ativação do sistema nervoso em umindivíduo.Kampavata é o termo utilizado em Ayurveda textos para explicar Parkinson(Kampa: tremor, perturbação metabólica Vata) predisposição para doençasneurológicas e mentais. Vários sinais e sintomas associados com a doença,como a acinesia (Perda parcial ou total do movimento do corpo; imobilidade; paralisia), sialorréia, olhar fixo, tremor, sonolência constante, rigidez edemência foram descritas em Caraka Samhita. O primeiro sintoma da doençade Parkinson é tremor (agitação ou tremores), de um membro afetado,especialmente quando o corpo está em repouso.
Fonte: scribd

Nenhum comentário:

Postar um comentário