ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

sexta-feira, 23 de março de 2012

A dor em pessoas com Parkinson




A dor em pessoas com Parkinson não é exatamente causada pela doença em si. Os problemas que a doença causam são os que mais podem provocar dor. Mas, isso é muito pouco falado. Então caro (a) leitor (a) assíduo (a) do Blog da Dor Crônica, bote a boca no trombone e infernize a vida dos seus colegas com essa super revelação. Os neurônios na doença de Parkinson começam a envelhecer rapidamente até morrem sem muitas explicações. Esses neurônios se localizam na Substância Negra no mesencéfalo.
Porque se chama substância negra? Duas explicações distintas:
1. porque realmente ela é escura; e
2. Porque ninguém sabe o que realmente tem lá.

A número 1 parece mais sensata e ela é realmente escura. A dopamina é o neurotrasmissor em falta [...]. Todo mundo conhece os 3 pricipais sinais de Parkinson: tremor, movimentos lentos e rigidez, que estão ligado a nossa via de controle dos movimentos. Com movimento mais descontrolado, temos mais lentidão, enrijecimento, dificuldades para escrever, perda da coordenação, mobilidade e equilíbrio do corpo. Lembrando que toda dor atinge os músculos. Então, os problemas no movimento provocam dor e a dor provoca problemas no movimento. Será uma Questão Tostines? Nas pesquisas, a lentidão e endurecimento estão mais ligados a dor do que o tremor. Muito justo isso, pois o tremor contrai pouco o músculo em repouso, apenas em repouso. Sempre tem alguém que diz: “pô, tá com Parkinson?” quando levanta um copo dágua tremendo. Ai você tem que gastar sua energia e saliva e explicar para a peça rara que o tremor do Parkinson é de repouso e não durante o movimento. Acontece comigo direto. Como a doença de Parkinson tem uma tendência a atingir pessoas mais velhas, então todas as dores que são comuns no envelhecimento atingem as pessoas com Parkinson. Algumas são as causas:

Dor Musculoesquelética – dor nos músculos e articulacões por rigidez, perda do movimento espontâneo, postura ruim (curvada para frente). As regiões como os ombros, quadris, lombar e pescoço são as mais dolorosas. A imobilidade provoca contraturas nos músculos e tendões, mantendo tudo encurtado.
Dor neuropática – dor nos nervos, que podem estar comprimidos. É mais comum acontecer na região lombar, causando compressão no nervo ciático. Existe mais imobilismo e posturas sustentadas.
Dor com Distonia – contraturas ou espasmos fortes causados pela posturas sustentadas, movimentos repetitivos, sendo de origem neurológica. Isso pode afetar braços, pernas, troco, pescoço, face, lingua, mandíbula, músculos da mastigação e cordas vocais.
Dor por agitação excessiva – isso se chama Acatisia, o Wikipedia me salvou. É como se a pessoa tivesse uma inquietação sem sossego e que inicialmente foi descrita em pessoas que não conseguiam sentar. Isso mantem os músculos em contração constante.
Dor Central – dor por lesão no sistema nervoso central. É a mais sinistra de todas e a que tem relação direta com a doença, apesar de ser rara de acontecer. A morte dos neurônios é que provavelmente causam um curto circuito no cérebro.
Dor associada a Depressão – existe um grande risco de pessoas com Parkinson terem depressão e que pode iniciar por causa da dor. Essas dores geralmente são tratadas com medicações, fisioterapia, acupuntura, exercícios. Porém, quando associamos o tratamento com a saúde mental ou numa equipe multidiscilinar os resultados são melhores. Hoje alguns médicos colocam eletrodos na medula e no cérebro para controlar a dor.

Enfim, respondendo a pergunta: Parkison Dói! Abraços Artur Padão Gosling.

Fonte: Blog da dor

Observação: Encontrei esse blog por acaso.
Gostei do Blog. É super democrático. Transcrevi para vocês por ser muito interessante e esclarecedor o artigo. Parabéns!
O blog parkinsonlimonada é de um amigo meu Roberto.Um exemplo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário