ASSISTA OS VÍDEOS


EU VOCÊ E JAMES, JUNTOS NO YOU TUB


Há um ano comecei a formatar um blog que, na verdade, nem eu sabia ao certo o que pretendia e nem como seria esse “filho”, já que existiam muitos blogs falando com propriedade sobre Parkinson. Resultado: coloquei em "stand by". Queria colocar as idéias no lugar e aguardar uma inspiração.

Por que o nome EU, VOCÊ E JAMES?

EU: podemos falar dos nossos sonhos, aspirações, de receitas, atualidades, alegrias e tristezas, e variedades diversas.
VOCÊ: é a principal razão da existência do blog. É quem vai ajudar na construção e divulgação do espaço que vai ser seu. O espaço é livre.
JAMES: Vixe... Esse aí não é fácil. Como já disse acima, existem muitos blogs que tratam do assunto com competência científica e isso é muito bom. A proposta é que seja uma abordagem bem suave, com humor, pois necessitamos muito de diversão e alegria. Não podemos nos envolver apenas com os aspectos fisiológicos do Parkinson. Vamos tratar do tema com leveza.

Com o Sr. James aprendi, além de outras coisas:
- Ter calma, já que os nervos são o principal fator de problemas para nós;
- Ter sempre um projeto de vida para se apaixonar: como dizia Chico Xavier, estar apaixonado por um projeto faz com que Deus nos dê mais tempo de vida;
- Me movimentar mais, lembrando do sábio Almir Sater na música Tocando em Frente: “Ando devagar porque já tive pressa...”.

E com minha amiga Dalva Molnar aprendi muitas coisas, inclusive que temos muito TA...LEN...TO.

Este blog está trocando de roupa- AGUARDE: EM BREVE NOSSO CLOSET ESTARÁ COMPLETO

terça-feira, 20 de março de 2012

ENGASGO X MORTE

Mais ou menos em 27 /09/2011, publiquei  um artigo falando  de uma experiência desagradável que eu tinha passado ao engasgar com um pouco de Coca -Cola.  Disse também da necessidade da divulgação, pois é importante a sociedade saber usar a técnica  chamada "MANOBRA DE HEIMLICH". Bem, aproveitei e publiquei a técnica e mais informações devido a seriedade do problema.

Ontem, dia 19 /03/201, em Campinas-SP, um garoto de 13 anos veio a falecer por ter se engasgado com uma bala. Eis a notícia na Globo.com.

Garoto que morreu após passar mal em escola será enterrado no Piauí http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/03/garoto-que-morreu-apos-passar-mal-em-escola-sera-enterrado-no-piaui.html

Estudante de 13 anos teve parada respiratória em um colégio de Campinas.
Suspeita é que adolescente se esgasgou com uma bala na sala de aula.

Minha opinião e sugestões
Não existem culpados. Foi uma fatalidade. Mas ninguém sabia fazer nada para desengasgá-lo. Falta propaganda  educativa na tv, rádios do governo informando a população como agir nesses casos. Lamento  por todos. Eu tive a sorte de ser socorrida por uma amiga que me salvou literalmente usando essa citada manobra. A Dalva Molnar. Eu estava totalmente sem ar e ficando roxa. A agonia foi grande e  não desejo a ninguém essa experiência. E olha que é muito rápido. Porém, para quem está engasgado, é uma eternidade. 

Estou publicando essa triste notícia para ajudar  pessoas a salvarem mais vidas e quem sabe o governo resolva passar na televisão, em horários diversos a MANOBRA de HEIMLICH. Qualquer pessoa pode ser vítima de um engasgo e quanto mais pessoas souberem ajudar, melhor.

Tantos programas na tv sem acrescentar nada a ninguém e um ato de utilidade pública passa batido.
As Secretarias de Educação deveriam levantar essa bandeira. Que tal começar já?

Esse blog tem o dever de informar até porque tenho Parkinson e o Parkinsoniano costuma engasgar em determinada  fase da doença.

3 comentários:

  1. bom eu sou amiga desse menino de trese anos e tem um cupado nessa historia sim por que se a escola estivesse um primeiro socorros ele podia estar aqui bom essa escola é uma bosta ... Queria muito voltar no tempo mais nao da entao nos vamos fazer justiça a professora dele ficou olhando so o pço dele e nao fez nada afinal o menino estava engasgado no pusso ou na garganta tem um cupado e o cupado e a escola de nao ter um primeiro socorro .Quando o tio do menino chegou a escola ele estava em uma mesa deitado de barriga para cima e morrendo e tds so olhando ele ....NÓS VAMOS FAZER JUSTIÇA >>>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, Eu sinto muito e entendo seus sentimentos, afinal não é fácil perder um amigo de uma forma tão inesperada. Poucas pessoas sabem como desengasgar alguém, pois existe uma técnica correta disse em meu comentário,se minha amiga não soubesse a técnica eu teria morrido engasgada com um gole de refrigerantre.Daí a necessidadede de fazer uma campanha junto a população para esclarecer e ensinar essa técnica que com certeza irá salvar vidas.

      Excluir
  2. Pamela...e Iris!!!
    Também lamento o acontecido, tenho neta de 11 anos.. e contei o caso e perguntei a ela qual seria a reação. Ela indicou a região, logo abaixo do externo e disse.. tem que apertar aqui.
    Vagamente ela tem noção...
    Fiz a pratica com ela e ela fez comigo!!!
    Quando chegou a hora de dormir, ela disse.. estou com medo, por causa do menino..
    Fiquei super abalada com este acontecimento.. e eu sempre digo, a gente tem tanto conhecimento, os meios de comunicação lançam tanto material indevido.. enfim não conseguimos lidar com coisas simples!!!
    Já tive muita apneia!!!
    Um bom abraço

    ResponderExcluir